Todos nós achamos que coisas simples são extremamente simples e não requerem grande esforço em sua descrição. Um exemplo óbvio de simplicidade é o das canetas BIC, que são quase sinônimos de canetas genéricas e sem frescura.
Descrever uma caneta BIC parece simples. Afinal, poucas coisas parecem ser mais irrelevantes do que uma caneta. Pois eu solicitei à empresa uma descrição da caneta. E ela veio:
Prezado Sr. Leonardo,
Agradecemos pelo contato com a BIC!
Características caneta esferográfica BIC Cristal:* Com esfera de tungstênio (diâmetro = 1.0mm);
* Ponteira de polipropileno na cor da tinta;
* Tubo da carga em polipropileno transparente com aproximadamente 133mm de comprimento com preenchimento de tinta de no mínimo 110mm, medido da ponta até o término da coluna de tinta .
* Corpo: Branco ou transparente em Poliestireno.
* Diâmetro mínimo do corpo = 8,7mm- Diâmetro mínimo do corpo: 8,1 + 0,1 mm (sobre arestas) e 7,40 + 0,1 mm (sobre o plano)
* Comprimento mínimo sem tampa = 140mm
* Carga: composta por tubo em Polipropileno, suporte bronze em Polipropileno ou poliacetal, ponta de latão com esfera de tungstênio de 1,0 mm e tinta.
* Tampa: em Polipropileno com furo anti-asfixiante e clip para fixação no bolso, na cor da tinta.
* Tampinha: em Polietileno na cor da tinta.
* Tinta a base de solventes, corantes, resinas aditivos nas cores Azul, Vermelha, Preta e Verde (atóxica).
As canetas BIC possuem a Certificação do INMETRO e laudo de toxidade com identificação do teor de metais pesados dos seus componentes (NBR 11786/03 Segurança de brinquedos).Temos a satisfação em atendê-lo.
Difícil imaginar que alguém imaginaria todas essas características observando uma caneta BIC. Sinal claro de que até as coisas que julgamos simples são muito mais complexas e cheias de detalhes do que aparentam ser.
A conclusão que eu tirei, é que tudo que parece simples pode ficar complicado: basta saber escrever. A descrição é um relatório científico.
CurtirCurtir
Já faz algum tempo que houve o boato que as canetas big, na verdade, seriam sondas extraterrestes, destinados a se espalhar no mundo para vigiar e espiar os seres humanos.
Bom, isso ocorreu na época do Orkut (Alguém se lembra? Era uma rede social …)
Ainda bem que os tempos mudaram. Certo?
CurtirCurtir