Hoje eu vou deixar aqui uma série de textos sobre astronomia publicados recentemente no site da BBC em português que eu acho que podem ser boas leituras para quem se interessa.
Em 18 de março, essa reportagem mostrou como Alexia Lopez, estudante de mestrado no Reino Unido, encontrou meio que por acaso arcos de galáxias que estão entre as maiores estruturas do Universo, com extensão de bilhões de anos-luz.
Em 19 de março, esse texto discutiu a necessidade da criação de um sistema de fusos horários na Lua, agora que o ser humano deve voltar (e de forma mais definitiva) para o satélite.
Em 23 de março, a incrível detecção de uma tempestade de poeira fora do Sistema Solar por parte do James Webb Space Telescope.
Em 25 de março, uma explicação muito didática sobre o que é o comprimento de Planck, delineando sua relação com algumas das demais unidades de Planck e mostrando por que essas medidas são importantes (o comprimento de Planck, que em tese é o menor comprimento para o qual a Física conhecida faz algum sentido, é realmente muito pequeno, coisa de 1.61624 × 10−35 metros)
Em 26 de março, a história de Vladimir Komarov, o cosmonauta soviético que ia caminhar no espaço, mas viu sua cápsula Soyuz sofrer com problemas estruturais e cair na Terra.
Em 28 de março, o alerta para o alinhamento de cinco planetas e da Lua na direção do por do sol, bem no início da noite, que deve formar uma belíssima imagem para ser fotografada por astrônomos amadores (sorte de quem mora em locais com pouca poluição luminosa)
E, finalmente, a detecção de GRB (Gamma Ray Burst, traduzido em português como “explosão de raios gama”) mais brilhante já registrada. Para vocês terem ideia: a emissão de energia por MINUTO calculada é coisa de oito vezes mais do que toda a energia que o Sol deve liberar em toda a sua história estelar de dez bilhões de anos.
Rolaram mais umas coisas aí, também.
Livres do Dólar
Brasil e China anunciaram um acordo realmente revolucionário: o comércio entre os dois países será feito diretamente entre o Real e o Yuan. Até então, todo o comércio entre os dois países tinha que ser convertido para dólares para que só depois fosse convertido para as moedas locais. Para os exportadores, é um ótimo negócio, reduzindo os custos de transição. Além disso, esse tipo de iniciativa chinesa ajuda na integração bancária entre os dois países: agora, bancos brasileiros poderão operar na China e as transações em Yuan serão feitas em um banco chinês designado para isso no Brasil.
Juca Chaves

Passou completamente batida para mim a morte do humorista Juca Chaves. Eu tinha uma certo afeto pelo humorista, embora não soubesse o que ele fez da vida nos últimos vinte anos ao menos: quando criança, eu ouvia DISCOS DE VINIL com piadas do Juca Chaves escondido. Obviamente, as piadas eram só para maiores de idade, tinha muita coisa lá inaceitável para os padrões atuais, mas não poderia deixar de registrar a importância do Juca em tornar a vida de várias gerações de pessoas mais leve com seu humor extremamente ácido e com seu jeito afiado e descomprometido de lidar com as coisas.
Buriticupu Está Sumindo

Parece enredo de filme de terror, mas está acontecendo de verdade. A cidade de Buriticupu, no Maranhão, está aos poucos sendo engolida por enormes crateras. Essas crateras, chamadas voçorocas, crescem a cada chuva, e hoje a solução mais viável parece ser deslocar a cidade de lugar, porque o trabalho de contenção dessas crateras é quase impossível com a dimensão que elas atingiram. Parece que em breve podemos ter uma versão brasileira de Centralia.
***
Para supresa de todos, aparentemente as alexandritas que eram a garantia da XLand no caso dos criptoativos de Gustavo Scarpa, Mayke e William Bigode não valem os R$ 2 bilhões que a própria empresa tinha estipulado que valiam.
E por enquanto é só. Um abraço em todos vocês!