14 de Março de 2023

Hoje completamos cinco anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, sem que a autoria intelectual do crime esteja esclarecida. Quem matou? Quem mandou matar? Ao menos há uma expectativa minimamente realista de que não chegaremos aos seis anos sem esclarecimentos, uma vez que o governo atual já se mostrou empenhado em resolver essa investigação.

Estação Paulo Freire

O governo do Estado anunciou a mudança do nome da Estação Paulo Freire do Metrô de SP para “Estação Fernão Dias”.

Tirando o fato de que essa é uma não discussão, uma vez que a estação nem existe ainda (é uma estação prevista na extensão da Linha Verde que vai até a Penha, que nem começou a ser construída), fica a lição para que a esquerda tenha um pouco menos de escrúpulos na forma de agir: enquanto a esquerda faz enormes discussões para mudar o nome de uma rua porque a rua homenageia torturador da ditadura, coisa que dá voz para todo discurso de extrema direita “defendendo as tradições”, a direita vai lá e simplesmente muda as coisas, sem discutir com ninguém. Com pouquíssimo desgaste, porque os poucos protestos serão rapidamente abafados pela próxima pauta moral que eles vão lançar. E eles lançam esse tipo de pauta literalmente toda semana.

A ABIN pode ter te rastreado

Sob o comando do General Heleno, a ABIN adquiriu e usou um programa secreto israelense capaz de rastrear a localização de até dez mil pessoas ao ano. Bem naquela lógica “vejam como eles são subversivos” da ditadura militar. Para nossa sorte, eles são extremamente incompetentes e perderam a eleição mesmo assim. Mas o projeto autoritário estava aí, de pé, sendo usado todos os dias por Bolsonaro e seus asseclas.

Partido Novo

Bem, é isso aí.

Ninguém pode dizer que Leandro Narloch não é qualificado para o cargo de coordenador de comunicação do Partido Novo. Ele tem um longo histórico em criar narrativas mentirosas e revisionistas, e é por isso mesmo que devemos prestar atenção nesse movimento para além da piada. O Novo está claramente se prestando ao papel de extrema direita revisionista nesse período pós Olavo: quer ganhar com a produção de narrativas mentirosas contra a esquerda, fortalecendo projetos de extrema direita que tem como único objetivo favorecer bilionários.

Daqui uns cinco anos ele vai lucrar horrores com o “Guia Politicamente Incorreto da Comunicação Política”, podem cravar.

Inflação dos Alimentos em Queda

Fevereiro é sempre um mês ruim pra inflação dos alimentos: muita chuva, perdas logísticas, um terror. A boa notícia, no entanto, é que a inflação dos alimentos deve cair bastante nos próximos dois meses: além do fim da época de chuvas no Sudeste, a queda no preço das carnes vai ajudar. A China e alguns outros países deixaram temporariamente de importar carne brasileira após um caso de mal da vaca louca detectado no Pará. Eu pessoalmente acho que o Pará bem deveria ser fronteira da pecuária, a chance da carne de lá ser proveniente de área de desmatamento é quase 100%, mas infelizmente esse assunto segue sendo secundário na discussão entre agricultores e pecuaristas.

Datena no PDT

José Luiz Datena já decidiu qual partido ele vai engambelar ano que vem, desistindo em cima da hora de concorrer à prefeitura de São Paulo como ele sempre faz: a vítima da vez é o PDT.

Datena é um sujeito horrível. Não cabem relativizações aqui: ele passou décadas fomentando discurso protobolsonarista na TV: moralismo, violência policial, ódio pela política, puxasaquismo a políticos de direita. E toda eleição municipal ele diz que vai sair para prefeito. Mas é ridículo pensar que ele vai trocar um salário de seis dígitos por quatro anos na prefeitura sendo vidraça. Dessa vez, ele fechou com a “turma boa” do Ciro Gomes. Vão ser passados pra trás.

Nível dos Reservatórios de SP

Pela primeira vez desde 2011, os reservatórios de São Paulo atingiram os 80% de capacidade.

Isso é muito impressionante, se contarmos que, mesmo em anos chuvosos, o Cantareira não passava dos 60% de capacidade, depois daquele momento temerário em que São Paulo foi obrigado a utilizar o volume morto em 2014.

Estamos num momento de transição entre Lá Niña e El Niño, o que certamente tem um papel no aumento das chuvas. Mas agora é um bom momento para reflorestar as várzeas das represas e garantir o fluxo de água vindo das nascentes para os próximos anos, afastando o risco de passarmos novamente por eventos como o de 2014.

***

Canisso morreu. Eu passei a detestar os Raimundos nos últimos anos, mas ele era o único cara digno lá.

E por hoje é só. Abraços!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s