Eu estou de férias, o que fez com que as pessoas próximas pedissem pelo amor de Deus (com razão) pra eu ficar um pouco longe das redes sociais. Farei isso até o fim da semana que vem em nome da minha saúde mental, então é certo que o ritmo aqui será menor.
Vinícolas e Trabalho Escravo
O Ministério Publico do Trabalho flagrou quase 200 pessoas que trabalhavam em condições análogas à escravidão nas vinícolas Salton, Aurora e Garibaldi, as três mais famosas de Bento Gonçalves. Os relatos são chocantes: os funcionários, todos vindos do nordeste, ficavam presos, eram punidos com choques elétricos, tinham um similar aos capatazes do século XIX e ainda eram incentivados a delatar uns aos outros.
A Vinícola Salton soltou uma nota dizendo “poxa vida não sabíamos de nada isso é coisa de uma terceirizada já estamos tomando providências a Salton tem uma historia centenária e não é nosso procedimento” que pode ser traduzida simplesmente como “poxa sentimos muito e espero que vocês esqueçam logo”
O Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, porém, foi fundo no sincericídio e mandou uma nota em que basicamente eles culpam programas sociais como o Bolsa Família por terem que usar trabalho escravo.

Parece piada, mas essa turma realmente acha que é um direito deles contratar trabalhadores em condições sub-humanas. Na dúvida, fica a recomendação que um monte de gente já deu para consumir o suco de uva Monte Vêneto, feito pelo MST sem nenhum registro de trabalho escravo
Argentina ❤️ Bangladesh
A Copa do Mundo mostrou mais uma vez que Paquistão, Índia e Bangladesh amam desesperadamente as seleções de Brasil e Argentina, a ponto de existir uma rivalidade enorme entre torcidas locais.
A Argentina está aproveitando o tricampeonato mundial para fazer o que a seleção brasileira já deveria ter feito há muito tempo: estreitar as relações com o Sudeste Asiático. Além de reabrir a embaixada em Dhaka, a Argentina está marcando um jogo em Bangladesh no meio do ano. Para completar esse trabalho de aproximação, o Sol de Mayo, clube da terceira divisão Argentina, contratou o capitão da seleção de Bangladesh. Apesar de parecer um pouco aquele caso em que o Corinthians contratou Chen Zhizhao, é algo que facilmente algum time pequeno do Paulistão poderia fazer, nesses tempos em que todo mundo quer “internacionalizar a marca”
CONSEA de Volta
No primeiro dia do governo Bolsonaro, o CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar) foi extinto. A consequência da destruição da política pública de segurança alimentar foi vista nos últimos quatro anos: mais de 30 milhões de pessoas vivendo no limiar da fome e cenas brutais, como a das filas em açougues de pessoas em busca de ossos. Não é exagero dizer que essa realidade foi um dos fatores que mais influenciaram na derrota de Bolsonaro, apesar das medidas eleitoreiras dos últimos meses de mandato.
Agora, com dois meses de governo Lula, o CONSEA está oficialmente de volta. A prioridade às políticas de segurança alimentar voltou, e o que todos esperam (exceto os industriais de Bento Gonçalves, talvez) é que a fome se torne definitivamente um tema do passado nos próximos anos.
Dia Internacional de Doenças Raras
Em 28 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional de Doenças Raras. Depois de quatro anos de obscurantismo, o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania prestou homenagem ao tema, em especial à extremamente saudosa Adriana Dias, que faleceu há exatamente um mês e foi o grande nome responsável pela implantação da política de doenças raras no SUS. É um alívio viver num país que valoriza o legado de quem merece.
Alexandre de Moraes e a Justiça Militar
O Ministro do STF Alexandre de Moraes evocou para si, com respaldo do restante do STF tirando os dois encostos indicados pelo Bolsonaro, a responsabilidade pela investigação dos militares envolvidos nos atos golpistas de 08 de janeiro. Mais do que evocar uma responsabilidade em si, essa decisão estabeleceu os limites de competência da Justiça Militar, em uma interpretação mais restritivas: a Justiça Militar deve julgar os crimes militares em si, tais como traição e deserção, e não os crimes cometidos por militares em uma perspectiva abrangente. Essa interpretação mais abrangente era a mais desejada pelos militares, que viam na Justiça Militar um instrumento de blindagem contra julgamentos civis.
Aumento do Combustível
Com o fim da política eleitoreira de isenção de impostos sobre combustíveis feita por Bolsonaro, a gasolina deve aumentar R$ 0,47 por litro e o etanol deve aumentar R$ 0,02. Diesel e GNV não sofrerão reajuste por enquanto.
A medida trará algum prejuízo para a popularidade presidencial, mas, dentro do cenário possível, mostra a prioridade do governo Lula: fomentar o consumo de combustíveis sem origem fóssil. O etanol será fomentado novamente, e o consumidor de gasolina pagará mais, o que provavelmente mudará o perfil do consumo de combustível do brasileiro, em um cenário em que a grande maioria dos veículos sai da fábrica em versão flex atualmente.
Ansiedade
Cerca de 18,6 milhões de brasileiros possuem transtorno de ansiedade. Proporcionalmente, o Brasil é o país com maior taxa de ansiosos do mundo, com 9,3% da população sofrendo do transtorno. Os principais motivos estão relacionados à insegurança: desemprego, falta de segurança e mudanças na economia ajudam a justificar esse índice.
***
Espero que esses próximos dias sejam melhores para todos nós. Um abraço!
Leonardo, essa “nota de posicionamento” parece um bilhete daqueles que no canto está escrito “este bilhete é verdade”(e, no fundo, é totalmente real). Impressionante como fecharam com chave de ouro. Várias vezes, em conversas comigo mesmo, fico pensando que estamos caminhando para um filme ‘Idiocracia II’, mas, quando penso um pouquinho mais (e nem precisaria) da para ver que é método.
CurtirCurtir
Todo dia a gente se impressiona com a cara de pau das pessoas. Todo dia!
CurtirCurtir