A vida segue. O Carnaval está no fim. E agora a gente já pode o Lula por uma de suas principais promessas de campanha:

Estamos de olho!
Tragédia no Litoral Paulista
É cada vez maior a percepção de que a tragédia no litoral norte de São Paulo pode sim ter sido causada pelas mudanças climáticas. Essa é a percepção de Carlos Nobre, provavelmente o maior pesquisador do tema no Brasil. A questão é que as mudanças climáticas potencializam fenômenos que já seriam graves por si só, e também faz com que esses fenômenos ocorram com mais frequência. Com isso, áreas que já seriam vulneráveis por suas características topográficas, como São Sebastião, se tornam áreas de altíssimo risco. É uma coisa meio parecida com um efeito borboleta mesmo: um pequeno aumento na temperatura média do mar, por exemplo, traz um aumento importante no índice de evaporação da água, que, por sua vez, traz um aumento consistente no volume de chuva que cai nas áreas litorâneas em cada tempestade. Esse aumento de precipitação a cada evento pode ser a diferença entre o desmoronamento ou não de uma encosta.
Esse tipo de coisa acontece muito rápido: os moradores relataram que a lama desceu de uma vez, não dando qualquer chance para os moradores das encostas fugirem. E, em algum sentido, ser soterrado por lama é muito pior do que ser vítima de um terremoto, por exemplo: nos escombros é comum que pessoas consigam sobreviver em bolsões vazios em meio aos escombros (existem relatos de pessoas resgatadas vivas treze dias após o terremoto na Turquia), mas a lama desce, arrasta e toma todos os espaços, deixando pouquíssima margem para que sejam encontrados sobreviventes em meio aos desmoronamentos.
Marielle
O Ministério da Justiça determinou a abertura de inquérito pela Polícia Federal para determinar os mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A investigação foi sabotada de todas as formas possíveis durante o governo Bolsonaro, muito porque os assassinos de Marielle são surpreendentemente próximos à família Bolsonaro. É preciso saber a verdade, chega de investigação com asterisco. Marielle é um símbolo enorme da perseguição política às minorias nos últimos anos, esteve presente em grande parte das ameaças feitas por bolsonaristas nos últimos anos, e resolver seu assassinato é essencial para o Brasil seguir em frente.
Combate aos Discursos de Ódio


A criação de um grupo de trabalho para a criação de estratégias de combate aos discursos de ódio e ao extremismo é uma ótima notícia, não só pela iniciativa em si, mas também pela composição do grupo: só gente gabaritada, com pesquisas relevantes na área, representando diferentes grupos sociais (indígenas, negros, mulheres, LGBTQ+, evangélicos, além de pesquisadores de violência e de segurança pública.
O fato de que três grupos específicos deram ataque de pelanca é sinalizador do quanto esse grupo pode ser bom: 1) Bolsonaristas que estão se borrando de medo, porque são disseminadores de discursos de ódio em escala industrial; 2) Amiguinhos do MBL que acham que “a zoeira é sem limites” e estão com medo de serem processados por suas piadas preconceituosas, uma vez que são uns bostas e não conseguem fazer humor que não seja preconceituoso; 3) E, finalmente, os “Novaresistência” que dizem ser de esquerda, mas adotam discurso neonazista, estética neonazista, além de se oferecerem quase sexualmente para o Putin e ficam falando “olha lá os nazistas ucranianos”, enquanto torcem feito cheerleaders para um grupo de combatentes russos que literalmente é nomeado em homenagem a um nazista (o Grupo Wagner)
Então, se faltava alguma coisa para definir esse grupo como um enorme acerto, não falta mais. Só a escória está brava com ele. (E eventualmente um ou outro trouxa que só quer aparecer)
O Santo André
Estou preocupadíssimo com as chances do Santo André se classificar para a Série D de 2024 via Paulistão. Fiz um guia do que é necessário para você que obviamente é torcedor do clube (todas as pessoas no mundo torcem para o Santo André, algumas só não sabem ainda).
Para se classificar para Série D, o Santo André precisa estar entre os três melhores dentre:
Água Santa, 17 pts – Botafogo (C) e São Bernardo (F). Deve classificar, cinco pontos de frente pro Mirassol. Não alcançamos eles.
Santo André, 14 pts – Mirassol (C) e Corinthians (F). Uma vitória e estamos garantidos. Dá pra classificar até com duas derrotas se os times que estão atrás não ganharem dois jogos ou não classificarem.
Inter de Limeira, 10 pts – Guarani (C) e Ferroviária (F). Precisa descontar cinco pontos da gente, ou quatro pontos e sete gols de saldo. Basicamente, se eles empatarem com o Guarani já não passam a gente
São Bento, 9 Pts – Portuguesa (F) e Bragantino (C). Precisa descontar 5 pontos e 4 gols de saldo da gente. Se empatar com a Portuguesa, já não alcança mais a gente.
Ferroviária, 8 Pts – Palmeiras (F) e Inter de Limeira (C). Precisa ganhar os dois jogos e descontar 4 gols de saldo da gente. Como Ferroviária e Inter de Limeira ainda se enfrentam, não podemos ser ultrapassados pelos dois e não corremos mais risco matemático de cair.
Portuguesa, 6 pts – São Bento (C) e Mirassol (F). Não alcança mais a gente.
Além disso, tem o caso do grupo C. Se São Bento ou Ferroviária se classificarem, ficam automaticamente na nossa frente no campeonato – considerando que não vamos nos classificar – então teríamos que ganhar a terceira vaga, o que implicaria em não deixar Inter de Limeira, e Ferroviária/São Bento passarem a gente. Então, na prática, nos classificamos com
1) Vencendo o Mirassol ou o Corinthians
2) Empatando com o Mirassol e com o Corinthians, desde que a Inter de Limeira não ganhe os dois jogos
3) Empatando um dos jogos, desde que a Inter de Limeira não ganhe os dois jogos e o São Bento não ganhe os dois jogos e desconte 4 gols de saldo
4) Perdendo os dois jogos, desde que
- Inter de Limeira faça no máximo 4 pontos e não desconte sete gols de saldo
- São Bento não ganhe os dois jogos
- Ferroviária não ganhe os dois jogos.
Ainda tem a possibilidade remota de acontecer uma enorme cagada e a Inter de Limeira se classificar para a segunda fase ao mesmo tempo que Ferroviária ou São Bento se classificam, mas pra isso eles teriam que ganhar os dois jogos e torcerem pra Botafogo, Bragantino e Santos não pontuarem
Além disso, o Santo André contratou seu novo treinador: Matheus Costa, que foi rebaixado com o Operário Ferroviário para a Série C ano passado e chamou seu time de frouxo depois de tomar uma virada do Vasco pela Série B de 2022.

Obviamente a diretoria do Santo André não contrataria alguém tão ruim assim. Deve ter acontecido alguma confusão aí: quando a diretoria recebeu o currículo dele com a frase “classificou o Operário para a Série C 2023” contrataram na hora, afinal o objetivo é fazer o Santo André disputar a Série C ano que vem.
Guerra na Ucrânia
Putin resolveu que vai aumentar a sua escalada retórica e saiu de um tratado de armas nucleares assinado com os EUA. A questão é mais retórica do que prática: a guerra com a Ucrânia está completando um ano, Putin não conseguiu nenhum de seus objetivos, está perdendo uma quantidade imensa de homens e quer justificar a continuidade da guerra, uma vez que qualquer movimento do sentido de recuar soa suicídio depois de tantas perdas.
O cenário mais provável é o de uma guerra prolongada e com muitas perdas para ambas as partes. Os russos, em especial, parecem pouco dispostos a ceder, e seguem com o orgulho militar ferido. Em alguns aspectos, é um cenário que se assemelha ao período pré Primeira Guerra Mundial, com grupos se organizando em Alianças e Ententes antes de entrarem de fato numa guerra total.
Moldávia
Um reflexo da guerra da Ucrânia é que ela atiçou os grupos pró Rússia na Moldávia, país fronteiriço com a Ucrânia que conta com a Transnístria, um lugar do mundo em que parece que você ainda está na União Soviética. É uma das histórias mais sui generis que existem: quando a Moldávia declarou independência da União Soviética, a Transnistria declarou independência da Moldávia e quis voltar a fazer parte da União Soviética. Hoje, a Transnistria é uma região independente “de facto”, sem influência direta do governo central de Chisinau. Mas os pró russos do país querem mais: querem que a Rússia termine de invadir a Ucrânia e invadam a Moldávia para reviver o sonho da grande república russa que morreu com a dissolução soviética em 1991. O governo local obviamente resiste, mas esse tipo de movimento é uma mostra da instabilidade que o expansionismo russo proporciona em toda a região.
***
Quer saber um pouco mais sobre mim? Respondi um monte de perguntas lá no Twitter nessa sequência aqui:
É isso! Bebam muito líquido e tenham uma vida saudável! Até a próxima!