Elon Musk Comprou o Twitter

Elon Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões. E logo que a notícia saiu, um monte de gente anunciou saída da rede.

Pouca gente deve efetivamente sair do Twitter. É mais provável um esforço de desmobilização ou desengajamento coletivo. Daí, aos poucos, as pessoas vão “migrando” pra outras redes. O que também não é uma migração de fato. E só torna a vida das pessoas um inferno.

Porque antes você respondia e-mail. Depois, passou a responder e-mail e usar o Orkut. Daí, passou a responder e-mail, usar Orkut e Facebook. Daí passou a responder e-mail, usar Orkut, Facebook, WhatsApp, Instagram e Twitter. Sempre porque “a rede decaiu”. Esse é o problema.

Não existiu um “momento idílico” das redes. Redes são catalisadores da convivência humana. Seu encantamento não era pelas redes, e sim pelas pessoas. E, na verdade, a gente vai mudando de rede não por causa delas, mas pra procurar pessoas melhores.

O problema é que a gente não muda. A gente só “desprioriza”. As redes de contatos, via de regra, são preciosas demais para simplesmente descartarmos. Nós despriorizamos, perdemos engajamento, mas mantemos as redes porque sempre fica a sensação de “quando quiser entro em contato”.

Não, a gente nunca entra. E quando a gente vê, está mandando e-mail, usando Facebook, WhatsApp, Instagram, (e stories, tudo tem stories), LinkedIn, Twitter, fazendo live no Twitch e vendo vídeo engraçado no TikTok. E a gente não vive mais. Porque está todo mundo insatisfeito e procurando uma rede melhor.

Mas quem faz as redes são as pessoas. É cada vez mais sabemos o quanto os relacionamentos interpessoais estão em crise. Porque as pessoas constroem uma forma idealizada delas mesmas nas redes e obviamente não são capazes de sustentar isso.

Daí todo mundo se sente cansado, bravo, irritado, fica vulnerável a discursos de ódio diversos, é quase que patologicamente afetado. Enquanto isso, uns bilionários seguem ganhando com especulações de diversos tipos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s