🇹🇴 Tonga 🇹🇴
Desde ontem, tenho visto muita mentira e desinformação aqui sobre o país: imagens de erupção de outros lugares, imagens de tsunami de outros lugares também, relatos de que “a ilha teria sido destruída”. Também relatos de que “o vulcão esfriaria o mundo”. Calma lá.
1) Tonga não foi destruída: as imagens são de uma ilha vulcânica próxima ao vulcão. A mesma que tem sido moldada constantemente por erupções do HTHH (Hunga Tonga-Hunga Ha’apai) desde 2014. Essa ilha é desabitada e fica a 65 Km de distância da capital Nuku’alofa.
Mais informações sobre essa ilha aqui.
2) Não há risco de “resfriamento global” como aconteceu com o Tambora em 1815 por ora. A quantidade de material expelido até o momento por enquanto não passa perto nem de erupções menores, como o Pinatubo em 1991.
3) Inclusive é preciso frisar que o vulcão já tinha entrado em erupção no final do ano passado, quando os habitantes de Tonga receberam um alerta de possibilidade de chuva ácida (H2O + SO2 é coisa séria), e seguia ativo desde então. Essas erupções foram responsáveis por imagens como a abaixo, em que supostamente parte da ilha havia “sumido”

4) No entanto, novas erupções podem ocorrer. Se tiverem natureza explosiva como a de sábado, podem gerar novos alertas de tsunami. E a possibilidade disso é grande, de acordo com os vulcanólogos que estudam a região desde 2014, quando a ilha se formou.
5) Sobre as imagens de outros lugares: estão começando a chegar imagens de Tonga, especialmente pela mídia neozelandesa. Mostram bastante destruição provocada pelos tsunamis. Também há alerta de contaminação pela fumaça. Uma boa reportagem sobre os danos ao país é essa aqui.
6) A Austrália mandou um voo de reconhecimento pra avaliar a extensão do estrago no território de Tonga. O voo tinha previsão de chegar lá às nove da manhã de segunda (cinco da tarde de domingo aqui)
RESUMO: a situação na ilha é grave, mas outros possíveis efeitos catastróficos por ora são exagero. Não haverá mudança no clima global e Tonga não deixou de existir.
Não acreditem em notícias falsas ou exageradas.