Bernie Sanders é a Principal Ameaça à Reeleição de Trump

Bernie Sanders, hoje, é o adversário mais dificil para Donald Trump. Dizer o contrário é não se atentar ao que de fato está acontecendo nos EUA. E a posição política dele obviamente conta, mas hoje não é o principal fator para Bernie assustar Trump. Vamos ao que conta de verdade:

1) Bernie tinha uma campanha muito desorganizada em 2016, feita no susto. Passou 4 anos se preparando e hoje tem um exército de voluntários capaz, por exemplo, de fazer o cadastro de 10 mil pessoas presentes a um evento qualquer em que Bernie está pra elas serem multiplicadoras.

2) Isso fez com que o apoio a Bernie ganhasse uma capilaridade que nenhum outro candidato tem. Cada evento de campanha tesulta em centenas ou milhares de cafés nos lares, entre vizinhos, com pessoas de confiança convencendo seus círculos de amizade a votar Bernie.

3) Isso tem dois efeitos práticos: o primeiro é de que Bernie sempre estará “perto de você”. A máquina de campanha dele está em todos os estados do país, em todos os condados dos EUA. O segundo é que movimentos de desgaste são detectados e contidos no nascedouro. Foi por isso que iniciativas como a de Elizabeth Warren, que acusou Bernie de machismo, geraram efeito inverso ao esperado e ajudaram a impulsionar a campanha do Senador de Vermont.

4) Esse tipo de movimento inesperado acontece porque Bernie usa com maestria as interações reais e as relações de confiança entre as pessoas como ferramenta de combate às fake news. Mas também sabe lidar com as redes sociais, mapeando qualquer coisa que surja ali e usando à favor da campanha. Pra terem uma dimensão do tamanho da militância de Bernie nas redes, leiam esse texto: https://www.nytimes.com/2020/01/27/us/politics/bernie-sanders-internet-supporters-2020.html

5) Mas a coisa vai além: a capilaridade de sua campanha e as ferramentas de tecnologia atuais permitiram que Bernie capilarizasse a estrutura de doações. É muito fácil doar para Bernie e a média no valor das doações que Bernie recebe é baixíssima perto de outros candidatos.

6) Ainda assim, Bernie é o candidato com mais doações recebidas, de muito longe. O segredo? O enorme contingente de pessoas envolvidas com a causa e a campanha de Bernie. Não há qualquer comparativo no Partido Democrata com a capacidade da campanha dele de angariar recursos nos últimos meses.

Mapa de calor com doações aos principais candidatos democratas

7) Além disso, Bernie tem um diferencial que não tinha em 2016: um projeto consistente de país que vai além da crítica a Wall Street. O Green New Deal, abraçado por ele, ofetece soluções para questões caras aos americanos, com a criação de empregos com base em energia limpa. Isso atinge o coração da campanha de Trump: Bernie é o único que tem um plano consistente para trazer bons empregos, inovadores e bem remunerados ao Rust Belt. E tudo isso ajudando decisivamente a mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Um win win completo.

8) Bernie fala um discurso que ecoa muito entre o trabalhador americano médio que ajudou a eleger o Trump em 2016. A historia do “somos 99%” reverbera demais. E ele referenda seus discursos com ações como a de recusar doação da esposa de um bilionário. Esse é o tipo de coisa que aparece pro grande público como uma marcação de posição com atitudes. A autenticidade que Biden não tem, por exemplo. https://www.forbes.com/sites/michelatindera/2020/02/01/a-billionaires-spouse-donated-470-to-bernie-sanders-he-gave-it-back/

9) Isso tudo sem contar a sensação de pertencimento. A história de que “Bernie falando parece o seu tio, e não o seu chefe”. As pessoas sentem empatia. E essa empatia ajuda a dar uma energia para a campanha do Bernie que nenhum outro candidato sonha em ter.

10) Um fator pouco considerado que foi muito importante nas primárias democratas em 2016 foi o desempenho ruim de Bernie entre hispânicos e negros. Ele era visto só como mais um tiozão branco que faz um “discurso utópico que não nos contempla” por muitos deles. Além disso, Hillary Clinton, herdeira do legado de Obama, tinha trabalhado por vários anos esse público, com as mesmas ferramentas de Obama.

O acréscimo de uma única pessoa à campanha foi capaz de reverter grande parte dessa imagem negativa de Bernie (a hispânica). O apoio de Alexandria Ocasio-Cortez à construção da candidatura, sendo decisiva em assuntos como o Green New Deal, trouxe a percepção de que a campanha de Bernie é capaz de se comunicar com algumas minorias progressistas norte-americanas, e isso é um diferencial essencial em relação às primárias de 2016. No entanto, é bom frisar que o desempenho de Bernie entre os negros ainda é sofrível e esse pode ser um fator decisivo contra ele, tanto nas primárias quanto na eleição geral.

11) Além de tudo isso, é bom frisar: hoje, o candidato anti estabilishment é Bernie. Trump não tem mais esse discurso. E os demais candidatos democratas também não. Bernie, apesar de perfeitamente inserido ao sistema, é um candidato visto pela maior parte da população como outsider. Nesses tempos em que a percepção da política tem um aspecto negativo, ele está sabendo canalizar esse sentimento de inconformismo das pessoas, essa percepção de que a riqueza produzida não chega na mesa do cidadão de classe média.

Todos esses fatores mostram que Bernie é de longe a maior ameaça à reeleição de Trump. Trump pode bater Bernie, especialmente se o momento econômico dos EUA cintinuar favorável, mas Bernie provavelmente é, hoje, o único democrata capaz de bater Trump. É, antes de tudo, o único democrata para quem Trump não tem um antídoto pronto.

Um comentário sobre “Bernie Sanders é a Principal Ameaça à Reeleição de Trump

  1. E o único democrata para o qual o mundo não tem um antídoto… mal comparando, é como se o PSOL tomasse o poder no Brasil e tentasse implementar sua pauta de qualquer jeito.
    Tenho bastante medo desse cara. Se eleito, o mundo tremerá na base.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s