Como vocês sabem, esse é o Programa do Conge, que gravo enquanto estou no congestionamento.
Essa semana, fui comentar sobre a questão do preço da carne no twitter e aparentemente a conversa rendeu um pouco. O tweet original:
Enfim, achei que seria bom falar um pouco no podcast sobre esse tema também:
Fala Léo, sobre esse assunto da aquisição dos frigoríficos por grandes e emergentes empresas como JBS, Brasil Foods e Tyson Foods dos Estados Unidos eu conheço bem porque trabalhei 7 anos prestando serviço para frigoríficos (esse é um dos motivos que me tornei vegetariano). Essas aquisições dos pequenos frigoríficos ferrou não só os trabalhadores desses frigoríficos que começaram a trabalhar mais e em situação precária como fez com que os pequenos produtores e seus empregados tivessem ojeriza ao governo PT, pois eles perderam muito. Não é a toa que o Sul votou maçicamente no inominável na última eleição (coisa que a esquerda de bairro descolado de cidade grande que nunca foi a roça não se tocou). Antes das aquisições os pequenos produtores vendiam o kilo do Frango para grandes distribuidores e supermercados por um valor 3 vezes mais do que agora são obrigados a vender para essas grandes corporações pois eles “atravessaram” a negociação que eles tinham com grandes redes de supermercado e distribuidores, além de exportações, fazendo com que os pequenos produtores perdessem muito dinheiro, vou colocar no twitter o link de um documentário chamado “A Carne é Fraca” que fala do submundo desses frigoríficos e o quanto seus funcionários são explorados fisica e emocionalmente.
Outra coisa que vai aumentar no mercado interno com um preço alto a proteina de má qualidade, seja ovo ou carne, pois o que comemos é a carne ou ovo de terceira qualidade, o bom é exportado, aliás não só proteínas como alimentos em geral, produzimos com qualidade e comemos lixo.
Resumindo estamos voltando aos anos 80 na época do Sarney, é isso.
Um abraço e ótimos podcasts.
CurtirCurtir