Votos dos candidatos à Presidência da república às 07:59 do dia 05 de outubro de 2014:
Dilma Rousseff: 0
Marina Silva: 0
Aécio Neves: 0
Pastor Everaldo: 0
Eduardo Jorge: 0
Luciana Genro: 0
Levy Fidélix: 0
Eymael: 0
Zé Maria: 0
Mauro Iasi: 0
Rui Costa Pimenta: 0
A lição é simples, amigos: ignore as pesquisas eleitorais, vote no candidato que mais se alinha com as suas ideias nesse 1º turno. Quando você usa o primeiro turno pra dar um voto “útil” ou “menos pior” está só consolidando no poder tudo aquilo do qual você reclama por quatro anos.
Então, amigos, deixem o pragmatismo para o segundo turno. Analisem única e exclusivamente as ideias. Se todo mundo continuar votando nos candidatos só porque eles “tem chance de ganhar”, continuaremos mergulhados na mediocridade por décadas, governados pelos mesmos personagens “menos piores” de sempre.
Esses “menos piores” só estão aí porque a campanha deles tem mais dinheiro. A única forma de subverter essa lógica é pensando antes de votar e ignorando as campanhas sufocantes de milhões de reais. Hoje em dia a Internet ajuda muito, temos a maioria dos planos e diretrizes de governo disponíveis gratuitamente na Internet. Analise e vote em quem mais lhe agradar.
E isso também vale para o seu voto para governador, senador ou deputado. Vote no que você acredita, e questione o que você acredita também, porque sempre dá pra aprender mais, sempre dá pra tentar compreender outras visões de mundo.
Se não dá pra mudarmos o país com a eleição, numa tacada só, vamos mudar nossa forma de ver a política. E a participação massiva, com menos dogmas e mais vontade de aprender e discutir, é a única forma de nivelar o debate político por cima nessas eleições.
Forte abraço!
Pingback: Por Favor, Votem Bem para Deputado e Senador | Um Pouco de Prosa