Os verdadeiros países do futebol

O Brasil sempre teve a fama de ser o país do futebol. Isso parece tão incontestável que virou um clichê nacional. Mas será que somos mesmo?

Existem milhões de argumentos para falar que não: nossos estádios são vazios, nossa torcida não gosta de futebol, mas do Brasil ganhando (por isso que a Globo, com seu ufanismo, faz tanto sucesso e é imitada), os melhores jogadores do mundo não atuam por aqui. Nossa seleção nem mesmo é a melhor do mundo atualmente e não chega numa semifinal de Copa do Mundo desde o título de 2002.

Mas eu fiz um pequeno exercício para quantificar quais são os países mais fanáticos por futebol. Algo totalmente sem critério, que pode e deve ser muito criticado: comparei o ranking de países por população com o Ranking FIFA do último mês de junho de 2012. Em dois formatos: o primeiro deles, subtraindo a colocação no Ranking de população da colocação no Ranking FIFA. O segundo, dividindo, para valorizar os primeiros colocados. Já aviso de antemão que o Brasil, 5ª maior população do mundo e 5º lugar no último Ranking da FIFA, obviamente foi medíocre.

População, em ranking, é algo relativo, visto que os países menores contam com populações bem próximas entre si.

Há de constar, também, que os critérios do Ranking da FIFA são muito contestáveis. Mas esse é apenas um exercício, e podemos concluir milhares de coisas dele. É bom para nos debruçarmos nos dados e vermos algumas relações entre população e qualidade no futebol.

Ranking de População menos Ranking FIFA

Ranking de população dividido pelo Ranking FIFA

Percebe-se que:

1. O Uruguai tem desempenho absurdamente superior a qualquer país do mundo se dividirmos a qualidade da seleção pela população do país. É um caso de seleção fora da curva.

2. Ter menos população não proporciona necessariamente grande prejuízo, mas ter grande população não garante nada em um esporte com 11 jogadores atuando. Não é à toa que Índia e China, as duas maiores populações do mundo, estão no final do ranking, acompanhados de outros países muito populosos, como Indonésia e Paquistão.

3. A Europa é favorecida por um motivo simples: é o lugar no mundo com o maior número de estados nacionais concentrados em uma menor área, com tradição no futebol e muitas seleções competitivas. Não é à toa que 16 das 20 melhores seleções do ranking são de lá.

4. Além da Europa, a América do Sul tem destaque. Dá pra constatar que, na média, ainda estão muito acima dos demais continentes.

5. Apareceram algumas surpresas bem colocadas, como Antígua e Barbuda, que segue disputando uma vaga na Copa do Mundo pela Concacaf tendo apenas 80 mil habitantes. Para ter uma idéia, eles eliminaram o Haiti, que teve 4 vezes mais mortos no terremoto de 2010 do que a população toda do Antígua e Barbuda.

6. O Brasil é um dos cinco maiores países do mundo em extensão territorial e em população. Hoje tem a 5ª melhor seleção do mundo. Coerente.

As tabelas dão margem a muitas outras discussões além dessa. Mas hoje, se compararmos população e nível da seleção, está bem claro que o país do futebol não é o Brasil. O país que aproveita melhor seus recursos humanos em uma seleção nacional de futebol é o Uruguai.

5 comentários sobre “Os verdadeiros países do futebol

  1. Po mano, o ranking da fifa é uma bosta, nada que involva ranking da FIfa pode ser levado à sério.

    Ahco que seria masi interessante analisarmos a taxa de ocupação dos estádios, apesar de isso envovler também o fato de o campeonato local ser disputado por váriso times com chances reis de ganhar, se é interessante ou não.

    Curtir

    • Hahaha, mas a análise da taxa de ocupação dos estádios é algo que leva muito mais tempo que o Ranking da FIFA (que, de fato, é muito contestável e pouco claro). Esse é um levantamento simples, apesar de sugerir que alguns países conseguem ir muito melhor do que deveriam tendo em base seu contingente populacional.

      Curtir

  2. Haja vista que os estadios europeus nas series B e C tem médias MUITO maiores que a serie A brasileira… o resultado final não ficaria muito diferente do que voce encontrou, rs.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s