Vamos começar a falar, aqui, sobre lugares esquecidos do mundo, supostamente irrelevantes, mas que contam com vida e com uma cultura que provavelmente nunca conheceremos.
O lugar abordado hoje será Palau.
Palau é um dos menores estados independentes do mundo, com 453 Km² e pouco mais de 20 mil habitantes. está localizado no Atol de Carolina e é formado por mais de 250 ilhas, na Micronésia, e deixou o estado de tutela da ONU para a independência total em 1994.
Os nativos vivem da pesca e da colheita de cocos, mandioca, batata-doce e bananas. Além disso, a partir de 1998 Palau pode atuar como centro financeiro internacional.
O país mantém boas relações com os EUA. Em 2007 votou contra o fim do embargo a Cuba, junto com os EUA e Israel. Na reunião de 2011, retificou sua posição, votando a favor do fim do embargo à ilha.
O país está mais próximo das Filipinas e de Papua-Nova Guiné do que da Austrália e da Nova Zelândia. É dividido em 16 Estados (que na verdade são vilas ou povoados), com populações que variam de 44 pessoas, em Hatohobei (formado pela Ilha Tobi e pelo Atol de Helens), até cerca de 12 mil pessoas, na capital Koror.
Em três participações nos Jogos Olímpicos, Palau nunca ganhou uma medalha.
Seguem fotos do país:

Mecherchar Island, Rock Islands

Vista aérea da capital Koror
Pingback: Textos e Estatísticas de 2011 | Blog do Léo Rossatto